O CCB - Centro Cerâmico do Brasil, criado em 1993, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, reunindo empresas associadas do setor cerâmico brasileiro, que tem como objetivos desenvolver e implantar normas técnicas e certificar a qualidade dos produtos cerâmicos e dos sistemas de gestão (ISO 9000 e ISO 14000), bem como atuar como uma entidade tecnológica do setor da construção civil.

Como Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, atua ativamente junto aos fabricantes de Cerâmica para Revestimento, Telhas e Blocos Cerâmicos, e Telhas de Concreto.

O CCB possui em Santa Gertrudes-SP, um Centro de Inovação Tecnológica em Cerâmica, o CITEC/CCB do qual faz parte o LabCCB, que dispõe da infra-estrutura laboratorial acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, para realização de ensaios para certificação e de controle de qualidade de produto e processo. O CITEC/CCB, como entidade tecnológica, vem atuando na pesquisa e desenvolvimento de produtos cerâmicos, principalmente na interface universidade - empresa e realizando serviços de assessoria técnica/tecnológica, de treinamento de recursos humanos e de assistência técnica junto às indústrias cerâmicas, escritórios de engenharia e arquitetura, construtoras e revendas de materiais de construção. Conta também, com um Núcleo de Inovação em Produtos e Design.

Ao todo, contamos com uma equipe altamente qualificada, com mais de 40 colaboradores, composta por pós-doutores, doutores, mestres, especialistas e Técnicos, que vêm permitindo ao CCB contribuir efetivamente para o crescimento e fortalecimento do Setor Cerâmico Brasileiro.

NOVOS TEMPOS, NOVOS DESAFIOS

Desde Setembro de 2015 o CCB passou para as instalações de sua sede própria em Santa Gertrudes. Com um investimento total de aproximadamente 4 milhões de Reais, e com uma área construída de 1490 m2, além da área de certificação de sistemas e produtos e do mais completo laboratório de ensaios de placas cerâmicas para revestimento, a sede do CCB também conta com os Laboratórios de Desempenho de Edificações em pisos, paredes e coberturas, Laboratório de telhas e blocos cerâmicos, Laboratório de telhas e blocos de concreto e Laboratório de Argamassas colantes e de rejuntamento.

Atualmente o CCB atua também como EGT (Entidade Gestora Técnica) dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQ) de Placas Cerâmicas e Lajes Pré-Fabricadas. E ainda, pertence à Rede Sibratec, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileira, bem como melhorar a qualidade dos produtos colocados nos mercados interno e externo, por meio da Rede de Desempenho em Edificações Habitacionais.