Programas Setoriais da Qualidade


O desenvolvimento e implementação do Sistema de Qualificação de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos (SiMaC) tem mostrado que a possibilidade de reduzir custos, sem prejuízo da qualidade, depende de uma articulação dos agentes públicos e privados para elevar, progressivamente, o desenvolvimento tecnológico do setor, a melhoria dos métodos de gestão e os níveis de conformidade dos produtos.

Essa articulação acontece no âmbito dos Programas Setoriais da Qualidade, por meio dos quais as entidades setoriais de fabricantes de produtos para a construção civil desenvolvem ações que visam ao crescimento tecnológico do setor, e ao combate à produção em não conformidade com as Normas Técnicas pertinentes, observadas as diretrizes do PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).

O CCB, por meio do seu compromisso contínuo com a qualidade de produtos e sistemas construtivos, é a Entidade Gestora Técnica dos seguintes programas:

Placas Cerâmicas para Revestimentos


A ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) foi fundada em 1984 com o propósito de representar nacional e internacionalmente a indústria brasileira de revestimentos cerâmicos. Representa um setor composto por 94 empresas, que operam 117 plantas industriais, em 18 estados.

A ANFACER é a entidade mantenedora do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Placas Cerâmicas para Revestimento e o Centro Cerâmico do Brasil, entidade de direito privado sem fins lucrativos e de terceira parte, é a Entidade Gestora Técnica do Programa.

O Programa Setorial da Qualidade de Placas Cerâmicas para Revestimento tem como objetivos:

  • Monitorar a qualidade da fabricação de placas cerâmicas;
  • Incentivar a conformidade do produto com as normas técnicas;
  • Incentivar a evolução tecnológica industrial e de mercado visando um aumento da demanda específica pela qualidade e conformidade com as normas;
  • Estabelecer uma sistemática para a redução das possibilidades de oferta irregular ao consumidor final, em especial aquelas caracterizadas como não conformidade intencional e que venham a infringir o Código de Defesa do Consumidor, bem como ressaltar, realçar e divulgar as empresas que estão produzindo em conformidade com a norma vigente;
  • Fornecer informações que permitam o combate a não conformidade sistemática;
  • Estabelecer sempre que necessário, uma revisão no PSQ atual, de modo a proporcionar mecanismos específicos que garantam que os produtos comercializados apresentem desempenho que atenda as necessidades dos usuários e não prejudique a isonomia competitiva entre os fabricantes.
Atualmente está sendo avaliada a qualidade de placas cerâmicas para revestimento de vários grupos de absorção de água: Pastilha de porcelana, AI, BIa, BIb, BIIa, BIIb e BIII. As amostragens são realizadas na expedição das fábricas ou em revendas de materiais de construção. Estas amostragens são trimestrais. As amostras coletadas são enviadas ao LabCCB ou a outro laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro e os resultados são transmitidos para as empresas e divulgados nos relatórios setoriais.

CENTRO CERÂMICO DO BRASIL

  • Avenida Eduardo Cocco, nº45
  • Jd. D'Itália II - Santa Gertrudes/SP - Brasil
  • CEP: 13510-110
  • (19) 3545-9090

CITEC

  • Rua Roque Cecagno, nº50
  • Jd. D'Itália II - Santa Gertrudes/SP - Brasil
  • CEP: 13510-112
  • (19) 3545-9090
MISSÃO
"Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da construção civil por meio de ações voltadas à evolução da qualidade, capacitação e inovação tecnológica."
NOSSA VISÃO
"Ser uma referência nacional e internacional em qualidade e inovação tecnológica na cadeia produtiva da indústria cerâmica."
© 2020 CCB. Todos os Direitos Reservados.